sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Começando do começo: o IMÓVEL!

Quem casa quer CASA!!!! E foi o primeiro passo que demos, a compra do nosso lar-doce-lar! Passamos cerca de um mês procurando apartamentos, pelos anúncios dos jornais mas, principalmente, pela internet!! É uma forma mais rápida e prática, até porque a gente consegue ver fotos internas e externas do novo lar em potencial. Indico bastante o http://www.redeimoveispe.com.br/! Apesar de termos procurado bastante pela net, acabamos comprando um que vimos no anúncio de um jornal:

Nós simplesmente NOS APAIXONAMOS pelo apê!! Foi amor à primeira vista (num foi, amor?? rsrs)! Do jeitinho que a gente tava precisando! Financiamos pela Caixa Econômica e foi tudo muito rápido, não demorou nem 15 dias pra ficar tudo pronto no banco!


Mas já para registrar a escritura... Eu vou logo avisando:


(DICA IMPORTANTE P/ QUEM VAI FINANCIAR O IMÓVEL)


Para quem vai comprar o primeiro imóvel pela Caixa (Sistema Financeiro de Habitação), há um direito que muitos têm e não conhecem!!! O imóvel da gente foi primeira aquisição imobiliária, e quando chegou na parte de escriturar o imóvel, no Registro de Imóveis, quase que caímos pra trás com tanto gasto!!!! É simplesmente MUITO CARO o trâmite para registrar o imóvel!! Como achei um absurdo, fui pesquisar os valores na Tabela de Custas e Emolumentos do Estado de PE, e, sem querer, encontrei a lei nº 6.015/73, que dispõe sobre os Registros Públicos. E olha o que eu encontrei no art. 290:

Art. 290. Os emolumentos devidos pelos atos relacionados com a primeira aquisição imobiliária para fins residenciais, financiada pelo Sistema Financeiro da Habitação, serão reduzidos em 50% (cinqüenta por cento).

Isso significaria uma economia de cerca de R$ 1.000,00 no trâmite!!! Mas tenho certeza que a economia é ainda maior pra quem tá comprando um imóvel mais caro que o nosso!! Já ouvi falar de taxa de R$ 5.000,00 só pra registrar!!

Imediatamente, pesquisei sobre este direito e providenciamos o que era necessário. Tivemos que elaborar uma declaração afirmando que era nossa primeira aquisição, e para fins residenciais. Chegamos lá no 4º Registro de Imóveis e falamos com o Titular, que afirmou que este direito realmente existe, mas no nosso caso em específico não se aplicaria, porque nosso contrato com a Caixa não foi por HIPOTECA, mas por ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA. Se fosse por hipoteca, teríamos o desconto!!! Mas ele mesmo disse que não concordava com essa diferenciação, e nos aconselhou a entrar com uma ação na Corregedoria para termos metade do nosso dinheiro de volta!

Não demorou muito, fui à Corregedoria de Justiça Extrajudicial (no fórum Thomaz de Aquino), e me falaram que eu não deveria ter pago!! Fui atendida pelo juiz de lá, Dr. Fábio Eugênio, e ele falou que não vou precisar de advogado, mas que o processo ia demorar um pouquinho... Pediu pra eu fazer um requerimento bem fundamentado, juntando a bendita lei e jurisprudências!!!

Fiz o tal requerimento (com a Tabela de Custas, com argumentos de um monte de doutrinadores, com a lei e o diabo-a-quatro... kkkkkk) e ainda estou esperando pra ver no que vai dar!!! Fui lá na Corregedoria semana passada e eles ainda vão notificar o Ilmo. Sr. Titular do 4º Registro de Imóveis da Capital (ggrrrr)!!!

_____
Faltam 316 dias!

11 comentários:

Anônimo disse...

puxa
muito caro mesmo

tudo de bom pra vcs

Anônimo disse...

O apê é bonitin!

mas o preço!
:O


Acesse:
www.adcampos.com

Anônimo disse...

Oi,muito leegal o blog.

Desejo toda sorte de bençãos pra vcs!!!

Vou voltar mais vezes para ver como é que estão os preparativos,rsrs

Bye.

Jahm disse...

Oi...
Olha...obrigada pelos elogios ao blog e por me visitar lá também!
Quanto a contagem regressiva, foi meu noivo quem fez....
Aliás, ele fez o template todo!
rsrsrsrsrsr
Seja bem vinda viu?
Felicidades e boa sorte com o apê!
BJahm

Carol disse...

Oieeeee!!! Tudo bem?!
adorei o seu blog... vou acompanhar sempre!
Posso te perguntar uma coisa? Como vc colocou aquela contagem regressiva?! Nossa... não consigo de jeito nenhum olocar no meu! =/
ahhh! Linda a faixada do apê! Parabéns!

Airton disse...

eii legal seu blog...
se puder da uma força nu meu...

http://publicandobr.blogspot.com/


publicidade , cinema e muito mais



bjoo

Anônimo disse...

Amigo, amigos, feliz casamento e vida cinjugal pra vcs... Eu sou de manaus e pretendo adquirir um imóvel nas condições que vcs fizeram, queria que me mandasse, se possível é claro, a jurisprudencia que juntou, ainda vou pagar essas taxas absurdas... meu e-mail alipio.junior@ig.com.br, agradecido

Anônimo disse...

Amigo, amigos, feliz casamento e vida cinjugal pra vcs... Eu sou de manaus e pretendo adquirir um imóvel nas condições que vcs fizeram, queria que me mandasse, se possível é claro, a jurisprudencia que juntou, ainda vou pagar essas taxas absurdas... meu e-mail alipio.junior@ig.com.br, agradecido

Anônimo disse...

Oi Juliana tudo bem?
Sei que deve estar uma tremenda correria com tantos preparativos né!! eu estava fussando e encontrei o seu blog por acaso e percebi que já te conhecia de algum lugar e fiquei muito feliz!!! ai lembrei que te conheço da igreja Universal da encruzilhada onde freguentei até 2004, sou a Obr. Meire filha da Obr. D. Josefa(costureira) nessa epoca im para SÃO PAULO para trabalhar, então se lembrou??? Des de já estou orando por vc e pedindo a DEUS que seje derramas muitas bençãos em sua nova vida de casada e para que todos os preparativos para o grande dia siam conforme a sua vontade em nome do SENHOR JESUS CRISTO!!
E só uma perguntinha!!
Meu irmão está tentando comprar uma casa pelo financiamento da CAIXA ECONOMINCA FEDERAL aqui em SAO PAULO, e li sua postagem sobre " O IMOVÉL " e queria saber se esse desconto para quem vai financiar o primeiro imovél só é válido para Pernambuco???

E vc ainda está freguentando a igreja da encruzilha??
e com o pessoal da igreja como estão? muitas noidades??
e sua mãe e avó como estão?? fala pra elas que eu e mãe estamos mandando muitos bjs, ok!!
Me despeço com saudades, mas muitoooooooooo feliz por vc!!!
Tenho certeza que já deu tudo certo porque como filhas de DEUS vc já é mais que venedora!! Tá ligado!!! aguardo sua resposta no meu e-mail- meire.bina@hotmail.com
mil bjs....e muitas saudades de todos!!
xauzinho!

Anônimo disse...

Olá Juliana!
Assim como você, e com a diferença de apenas um dia, também casei esse ano (no dia 25/09/09) e ainda estamos resolvendo algumas questões relacionadas ao nosso imóvel. Já conhecia o direito previsto no art.290 da Lei de Registros Públicos e seguimos praticamente o mesmo ritual que você e seu marido, ou seja, fomos ao Cartório e agora faremos uma consulta a Corregedoria de Justiça para firmar entendimento quanto ao desconto de 50% no valor dos emolumentos por conta da primeira aquisição de imóvel para fins residenciais adquirido pelo SFH. Sendo assim, fazendo uma pesquisa pela internet vi que você também fez um requerimento. Pois bem, estou com certa dificuldade em encontrar decisões e doutrina que tratem especificamente desse caso e gostaria de saber se você pode indicar quais os fundamentos do seu pedido.
Agradeço a atenção. Dayane

JuLie disse...

DAYANE, depois que entramos com a ação, a Corregedoria oficializou este entendimento. Nesta postagem http://diario-de-uma-noiva.blogspot.com/2009/04/iupiiii-vencemos-acao-na-corregedoria.html você encontrará o que precisa. Boa sorte.