sábado, 7 de março de 2009

Lembrancinhas definidas: mãos à obra!!

Finalmente decidimos as lembrancinhas dos convidados. Serão caixinhas de MDF na cor da decoração, pintadas com craquelê! Ainda estamos vendo o que vamos pôr dentro, mas será algum doce. Estamos vendo entre bem-casado, palha italiana ou trufa. Já comecei a pintarrr!!!Pena que não posso colocar uma fotinha aqui porque convidados do meu casamento visitam o blog!! Aí vai perder a graça, né? =P Pense num negócio pra dar trabalho!! Mas tá ficando lindo!! E é tão bom ficar cuidando das coisinhas do casamento pessoalmente... Com tanto detalhe pra resolver e agora com trabalhos manuais (inclusive as forminhas de tecido - vou para um encontrinho de noivas para aprender a fazer), faz mais de um mês que não sei o que é estudar pro concurso do TRE!! E as aulas do cursinho ainda nem começaram!! Noivinho fica insistindo pra eu esquecer esse concurso... Acho que vou desistir mesmo!! Deixar o casamento de lado pra se dedicar a esse concurso é missão totalmente impossível.


Atendendo ao pedido da noivinha Regina, no Orkut, aqui segue o passo-a-passo para pintura de craquelê em madeira. Pra quem não sabe o que é, a técnica está demonstrada na foto abaixo.

Material:

-Caixa em MDF;

-Pincel nº. 20;

-Base para artesanato (selador);

-Kit Craquelê, composto de: verniz base e tinta craqueladora, na cor desejada.


Como fazer:

a) Passe uma demão de base para artesanato na peça. No meu caso, está servindo porque fica branco no final. Mas se você quiser as listras na cor lilás, por exemplo, em vez de passar a base, passe tinta na cor lilás;

b) Passe duas demãos do verniz base, transparente. Deixe secar bem para aplicar outra demão;

c) Finalmente, passe a tinta de Craquelê usando de pinceladas curtas. Quanto mais molhado o pincel, maior ficará o efeito rachado (e, consequentemente, mais bonito);

d) Você pode usar um secador para acelerar a secagem e melhorar a craquelagem. Lembre-se de misturar bem a tinta craquelê.


Dicas Importantes:
Novamente, as pinceladas da tinta craquelê precisam ser curtas e em sentidos opostos e alternados. A tinta só produz adequadamente o efeito de craquelagem se for aplicada por cima de: tinta acrílica ou plástica ou verniz vitral.

_____
Faltam 203 dias!

14 comentários:

Unknown disse...

Aff amiga se vc quiser pode me mandar fotinhas das caixinhas para meu email, eu num ia me importar nem um pouquinho, rsrs !!!

Bjs !
marcelefrangilo@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi Ju!

Que honra meu nome no teu blog que gosto muito!

Agora vou tomar vergonha na cara e comentar! kkkkkkkkkkk

Eu simplesmente amo o efeito craquelê! Mas como nunca fiz curso tava com medo de fazer!

Vamos com tudo no artesanato! kkkk

Xeroooooooo

Bel disse...

Se não for te atrapalhar, manda uma foto pro meu e-mail também?? Fiquei mega curiosa para ver suas caixinhas... e tô precisando tanto de idéias!!
belornelas@gmail.com

Unknown disse...

Ju ficaram lindas as caixinhas, amei !!!
Q talento hein ?

bjo !

Fer disse...

Oieee Jú
Olha q coisa eu coloquei um post hj no meu blog falando da minha lembrancinha que será uma caixinha de MDF pintada (por mim tbm rsrsrsrsr) Com certeza suas caixinhas vão ficar lindas, mas q dá trabalho isso com certeza dá...
bjusss

Anônimo disse...

Olá...
Estou noiva e meu casamento vai ser em maio... nossa mas to tão agoniada com algumsa coisas.... lembranças ainda estão indefinidas.... a entrada ... queria algo diferente... se puder me ajudar por favor... agradeço

Bel disse...

Jú, deixei um selinho para vc no meu blog. Passa lá!! Beijos.

Taís Santama disse...

adorei as dicas, vou continuar te visitando ! add vc passa lá no meu bloguxo bju

Taís Santama disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ariana e Milton disse...

Oi linda, adorei seu blog,ja te adicionei, assim que puder me adicione ok, espero trocarmos dúvidas, dicas e angustias tb...bjus e sorte pra nós

Ariana e Milton disse...

Ah, a propósito, meu casamento tb vai ser lilás, ou seja, mais um motivo para trocarmos idéias...bjus

Alana disse...

HUm.. fiquei tao curiosa sobre essas caixinhas.. se nao fosse pedir demais.. eu queria tanto ver como elas ficaram.. vou inclusive tentar seu tutorial e fazer uma pintura craquele por aqui..

bjs

morgana disse...

olah jah deu para ver que voce vai arrasar nas caixinhas..
estou começando a fazer artesanatos para vender.. as coisas que jah fiz vendi tudo pois as pessoas elogiaram todas!!
mas sei poucas tecnicas e queria aprender o craquelê,se vc puder me add para me dar algumas dicas agradeço..
morgana.hirsch@hotmail.com

morgana disse...

olah jah deu para ver que voce vai arrasar nas caixinhas..
estou começando a fazer artesanatos para vender.. as coisas que jah fiz vendi tudo pois as pessoas elogiaram todas!!
mas sei poucas tecnicas e queria aprender o craquelê,se vc puder me add para me dar algumas dicas agradeço..
morgana.hirsch@hotmail.com